A DOSE CERTA

Jean-Marc Duvoisin, CEO da Nespresso, explica como a empresa cresce sem parar, enquanto o setor de bebidas e alimentos em geral sofre para atender aos hábitos dos novos consumidores

O executivo suíço Jean-Marc Duvoisin, de 60 anos, comanda a Nespresso desde 2013 e vem se dedicando a uma missão ainda mais difícil que gerir uma empresa gigante. Ele tenta convencer o mundo que um cafezinho feito à moda antiga tem alto impacto ambiental, pelo desperdício de pó, água e energia. Com a cápsula e a máquina da Nespresso, argumenta Duvoisin, usam-se as quantidades exatas dos três insumos. Multiplique esse efeito pelos milhões de xícaras preparadas todo dia mundo afora e... não há como fazer essa comparação de maneira precisa. Duvoisin reconhece que o tema é difícil, mas a Nespresso vem se empenhando em levar ao mercado mensagens complexas. “Ainda temos de convencer mais gente a colaborar e levar as cápsulas para a reciclagem”, diz. No Brasil, muitos estão se convencendo: a taxa de cápsulas usadas devolvidas no segmento B2B (as máquinas instaladas em empresas) passou de 14% no ano passado para mais de 21% este ano. No segmento B2C (máquinas em residências), o avanço foi de 18% para 22%. Os bebedores de café de Brasília e Porto Alegre foram os mais engajados na mudança. Para além das mensagens, a Nespresso impressiona como negócio — é uma pioneira do comércio eletrônico, uma referência em construção de marca e uma força pela mudança em suas várias cadeias de suprimentos. Como uma unidade independente da companhia-mãe Nestlé, não divulga resultados financeiros, mas seu crescimento se mantém em robustos 5% ao ano. Duvoisin está de mudança — em 2020, retorna à Nestlé, como vice-presidente. Antes dessa transição, passou por São Paulo, onde experimentou três novas variedades de café brasileiro e conversou com Época NEGÓCIOS sobre seu legado.

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição, acesse a Época Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png
NovoLogoEpocaNegociosMar2016_Branco.png