NO QUE VOCÊ É MELHOR DO QUE OS OUTROS?

Invista em seus pontos fortes, esteja preparado para constantes mudanças e adote a empatia como método de trabalho. O sucesso profissional no futuro vai depender disso, avisa o psicólogo americano de origem nigeriana

Já vai longe o tempo em que profissional exemplar era aquele que dedicava toda a sua carreira a uma só empresa e se aposentava com honras depois de décadas de bons serviços prestados. Hoje o sucesso está mais associado a quem acumula habilidades para atender às expectativas de organizações as mais diversas — é preciso ter estofo e jogo de cintura para pular de uma companhia para outra, ao sabor de salários e desafios cada vez maiores. Mas isso também vai mudar, de acordo com Tim Salau, um sorridente americano de origem nigeriana que está fazendo a cabeça não só de jovens no início da vida profissional, mas também de executivos de grandes empresas. “No mercado de trabalho do futuro você deve se esforçar para ser um ativo, não uma mercadoria. Tem de assumir o controle da própria carreira e construir uma marca pessoal, a partir daquilo que sabe fazer com excelência”, enfatiza ele em suas palestras. Descobrir os próprios pontos fortes nem sempre é fácil. Eles podem estar escondidos em atividades burocráticas e sufocados por objetivos de curto prazo, como alcançar uma promoção na empresa ou ser aprovado num concurso público. Para quem não tem muita clareza sobre suas potencialidades, Salau sugere começar com uma autoavaliação — tão sincera e detalhada quanto possível — de sua trajetória profissional e acadêmica, revendo as experiências mais positivas.

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição, acesse a Época Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png
NovoLogoEpocaNegociosMar2016_Branco.png