Persona

NINGUÉM PODE COM ELA

Tatyana Bakalchuk, fundadora da Wildberries, tornou-se a mulher mais rica do SEU país e a terceira maior vendedora de roupas online do mundo. agora, quer oferecer serviços financeiros

As crises nos ajudam a pensar que é sempre possível operar de formas diferentes.” A frase costuma ser dita por Tatyana Bakalchuk, de 45 anos, fundadora e CEO da Wildberries, maior plataforma de vendas online da Rússia. O crescimento do comércio eletrônico na pandemia fez o faturamento da empresa praticamente dobrar em 2020, alcançando US$ 5,9 bilhões — no mesmo impulso, o número de clientes saltou de 18 milhões para 40 milhões. Esse desempenho elevou o patrimônio da empreendedora a US$ 10,9 bilhões, fazendo dela a mulher mais rica do seu país, de acordo com o Índice Bloomberg de Bilionários. “Se eu tivesse levado em conta o que os livros de negócios recomendam, provavelmente não teria feito nada. Teria elaborado um business plan e percebido que era impossível crescer”, disse Tatyana em entrevista recente à revista americana Money Week. 
Coragem nunca faltou à executiva. Sua empresa começou vendendo apenas roupas femininas, e demorou para emergir por causa das dificuldades enfrentadas nas entregas — as longas distâncias na Rússia, país mais extenso do mundo, somadas às estradas ruins e aos serviços postais precários foram um grande desafio nos anos iniciais (Tatyana criou a companhia em 2004). Mas ela resolveu problema após problema e hoje administra um negócio que emprega 48 mil pessoas, sem investidores externos. 

GloboMais.jpg

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição, acesse a Época Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png