NEGWix_176_11.jpg
MadeiraMadeira

“NOSSA VISÃO É ATENDER A AMÉRICA LATINA”

Há uma década, Daniel Scandian era o primogênito à frente de um negócio familiar quebrado. Hoje, as vendas de sua nova empresa dobram a cada ano

Apenas uma década separa o momento em que a loja online MadeiraMadeira foi colocada no ar e o instante em que a companhia se tornou um unicórnio, em janeiro. Naquele mês, a varejista especializada em móveis e decoração recebeu um aporte de US$ 190 milhões liderado pelo japonês SoftBank e pela gestora brasileira Dynamo. Por trás da rápida ascensão está a dupla de irmãos Daniel e Marcelo Scandian e o sócio, Robson Privado. 
Com um modelo logístico livre de estoque, a companhia conseguiu montar uma operação de baixo custo que tornou possível uma expansão acelerada. Hoje a curitibana MadeiraMadeira tem mais de 400 fornecedores e faz mais de 8 mil entregas por dia em todo o país – o dobro da quantidade registrada há um ano. 
Os irmãos Scandian construíram uma plataforma mantida por uma equipe própria de mais de 200 programadores. No sistema conhecido pelo termo em inglês drop shipping, os produtos só saem do fabricante quando há uma compra no site. Assim elimina-se o custo de manter itens parados em centros de distribuição próprios. Em caso de itens com mais saída, a MadeiraMadeira mantém algumas unidades em consignação em centros de distribuição, o que mantém a empresa fiel ao modelo livre de estoque. O pagamento só se dá quando há a venda no site. A vantagem, para o consumidor, é a entrega mais rápida. É algo que se tornou corriqueiro nos grandes marketplaces de itens menores, mas que para itens grandes, como móveis, ainda não existia uma estrutura em operação. A seguir, os principais trechos da entrevista concedida por Daniel Scandian, presidente da companhia, a Época Negócios.

GloboMais.jpg

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição, acesse a Época Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png