wix_EN182_imgs16.jpg
Eduardo Lyra

“OS MUROS SOCIAIS JÁ EXISTEM. O QUE FAÇO É CRIAR PONTES”

Para Edu Lyra, fundador da ONG Gerando Falcões, articular o ecossistema de inovação social é o caminho para desenvolver uma tecnologia de erradicação da pobreza

Edu Lyra cresceu num barraco de uma favela em Guarulhos, na Grande São Paulo, ao lado da mãe. Passou a infância visitando o pai no presídio. Hoje, aos 33 anos, à frente da ONG Gerando Falcões, coordena o que ele chama de um ecossistema que desenvolve tecnologias sociais para combater a pobreza. No caminho, formou mais de 700 líderes em mais de  4 mil favelas brasileiras. Hoje esses líderes compõem uma rede para tornar realidade o que ele chama de favela 3D – digna, digital e desenvolvida.
Nessa casa do futuro, dispositivos poderão rastrear hábitos e equipamentos com a intenção de apontar maneiras de gastar menos energia, sugerir rotinas de sono, indicar a música mais adequada para o momento que você está vivendo e até equipamentos que avisam quando os alimentos estão acabando.

GloboMais.jpg

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição, acesse a Época Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png