NEG171_13.jpg
ESG

A MAIOR UTOPIA CONTRA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Por que os riscos associados à geoengenharia solar, defendida por muitos, são tão profundos quanto seus possíveis benefícios

As mudanças climáticas são o maior desafio coletivo da história da humanidade. Ao longo das próximas três décadas, as emissões líquidas de gases do efeito estufa (GHG, na sigla em inglês) devem ser reduzidas a um patamar próximo a zero para que tenhamos alguma possibilidade de manter a temperatura no máximo 2 °Celsius acima do nível pré-industrial. Quanto mais a temperatura ficar acima dessa marca, maior a probabilidade de cenários catastróficos. Agora que os Estados Unidos estão de volta ao acordo de Paris, estamos no momento certo para que o mundo se reconecte com este imenso desafio. 
Com isso, a entrada da respeitada voz de Bill Gates no debate é extremamente bem-vinda. É ele o autor do novo livro Como Evitar Um Desastre Climático — As Soluções Que Temos e As Inovações Necessárias. Na obra, Gates afirma que precisamos testar novas ideias e inovações tecnológicas se quisermos achar uma solução. No entanto, sua postura em defesa da geoengenharia solar é um passo na direção errada, que pode prejudicar iniciativas necessárias para enfrentar o desafio das mudanças climáticas. 
A ideia por trás da geoengenharia solar é simples: se não é possível limitar a quantidade de GHGs na atmosfera, talvez o caminho seja bloquear a luz solar que gera calor — criando, por exemplo, uma espécie de cobertura refletora. Erupções vulcânicas fazem isso naturalmente. Após a erupção do Monte Pinatubo, nas Filipinas, em 1991, grandes quantidades de ácido sulfúrico e poeira se acomodaram na estratosfera, reduzindo temporariamente a luz solar recebida pela Terra. Nos três anos seguintes, a temperatura global diminuiu cerca de 0,5 °C — no Hemisfério Norte, a queda foi de 0,6 °C. 

GloboMais.jpg

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição, acesse a Época Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png