A VIAGEM DA INOVAÇÃO

As experiências psicodélicas contribuíram para as inovações científicas dos anos 60 e 70? As pesquisas de hoje poderão, enfim, separar os fatos das lendas urbanas nesse debate

Aquela que ficou conhecida como “A Mãe de Todas as Apresentações” foi um vislumbre assombrosamente preciso do futuro. Realizada na Califórnia há pouco mais de meio século, ela mostrou pela primeira vez, por exemplo, uma conversa por vídeo em tempo real de duas pessoas que estavam a 50 quilômetros de distância entre si; hoje, videoconferências por ferramentas como Zoom e Microsoft Teams viraram rotina. O evento também antecipou o princípio de recursos como o Google Docs (quando os fundadores do gigante de tecnologia ainda nem tinham nascido) e a lógica de clicar em uma palavra na tela do computador para ver mais informações sobre o termo selecionado: eram os links de navegação, exibidos na prática quando a internet nem sequer existia. Foram tantas as novidades exibidas ao longo de 90 minutos que, para gente mais cética, se não houvesse testemunhas, os relatos poderiam até soar como alucinações. Afinal, aquele momento era o auge do movimento hippie, a cidade era São Francisco, uma espécie de capital da contracultura, e o palestrante — que chamou de “rato” a caixa de madeira presa a um fio com a qual ele enviava os comandos ao computador (sim, também o mouse foi visto naquele dia pela primeira vez) — era um ex-voluntário em experiências com drogas lisérgicas. A apresentação foi feita pelo engenheiro norte-americano Doug Engelbart, no dia 9 de dezembro de 1968. Ela é considerada hoje um ponto de inflexão na indústria da tecnologia. Tudo foi diferente depois da passagem de Engelbart pelo palco do Brooks Hall, um auditório com capacidade para 2 mil pessoas no que é hoje conhecido como Vale do Silício.

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição, acesse a Época Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png
NovoLogoEpocaNegociosMar2016_Branco.png